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DNA do SUCESSO – Motivação 100%

O DNA do sucesso chama-se comprometimento. O mundo de hoje é frio, calculista e as relações estão cada vez mais difíceis. Por insegurança ou mesmo conforto, as pessoas estão cada vez mais se distanciando. Os serviços “delivery” estão a todo vapor em farmácias, supermercados, lojas de roupas e calçados, pizzarias, autopeças e outros

Hoje, além de lojas e shoppings, vemos uma verdadeira corrida do ouro pelos correios, pacotes que chegam de grandes redes mundiais de varejo.com e desta forma caminhamos para a inteligência artificial com uma série de serviços humanos sendo substituídos por robôs com a inteligência embarcada. As pessoas parecem ter se esquecido da magia que um sorriso proporciona. 

Vendedores estão se esquecendo desta força milagrosa que só existe em pessoas motivadas.  Empresários e profissionais também. De vez em quando encontramos um profissional de serviço de saúde que atende o paciente e sequer o olha nos olhos. Este também será, neste caso, substituído por um robô num futuro nem tão distante.


Walt Disney costumava dizer: “Eu posso ensinar qualquer coisa a qualquer um, menos a sorrir”. Faça você mesmo o seu balanço motivacional. Veja como está o DNA de sua motivação, de seu comprometimento, de seu interesse pelas pessoas. Você é daqueles que fazem ou daqueles que reclamam? O que está atrapalhando é a meta ou a sua resistência em relação a ela? A fama de “durão” não combina mais com sucesso. Empresários, executivos, CEOs, gestores, vendedores, educadores e todas as suas equipes sabem muito bem que hoje é preciso encantar pessoas, encantar clientes para manter o foco e fortalecer o negócio.


Numa pesquisa sobre liderança onde se perguntava qual era o principal atributo que a pessoa gostaria de encontrar num líder, a resposta principal foi: que o líder fosse um grande ouvinte. Penso que além de ser um bom ouvinte o líder deve estar sempre reformulando o seu DNA de compromisso com a equipe, com o negócio e com os clientes com um foco 100% em resultados através das pessoas. Neste caso, vai saber respeitar as individualidades e trabalhar o potencial de cada um em prol da equipe, do negócio. O que define o resultado da partida, isto é, do jogo da vida, em qualquer profissão é relacionamento. É aquilo que todos nós chamamos de conexão, networking. 


No meu livro A Essência dos Vencedores eu tenho colocado esta questão num foco mais abrangente, ou seja, quando você consegue conciliar conhecimento, atitude e relacionamentos. Aí sim, uma fórmula vitoriosa porque o conhecimento destrói incertezas, a atitude como a palavra mais importante do mundo acelera tudo e o mundo das relações onde tudo isso acontece, verdadeiramente acontece. Médicos e Psicólogos em seus consultórios, empresários em suas empresas, profissionais de todas as áreas quando conseguem entender numa provocação filosófica que diz que o ser humano não nasce pronto igual qualquer outro produto. Como já disse várias vezes nesta coluna, o ser humano não é igual um sapato, um carro, um fogão ou uma geladeira que nascem novos e vão se gastando, ao contrário, nascem não prontos e vão se fazendo.

 
Qual a diferença entre o fracasso e o sucesso na vida das pessoas? Não há truque, nem varinha de condão nem poção mágica… o que existe é trabalho, forma de pensar e planejar. Quando o trabalho é um prazer à vida é uma alegria e quando o trabalho é um dever, a vida é uma escravidão. Vivemos num mundo de escolhas.


Uma boa alternativa e que se traduz num caminho de sucesso é esta: Pessoas 100% motivadas e comprometidas, de sorriso fácil e que se interessam verdadeiramente pela vida das outras pessoas.  Seja o presidente da empresa, seja aquele senhor humilde que cuida da portaria. Finalizando, mais importante do que o tamanho que veste as suas roupas é o tamanho do sorriso que veste o seu rosto e a sua alma.

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
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