Início Colunistas As PALAVRAS constroem o MUNDO

As PALAVRAS constroem o MUNDO

Com palavras nós formamos nossas visões de mundo e nossas ideias fazem de nós o que somos. Aqui nós saímos do ordinário e formamos o EXTRAORDINÁRIO.

Passar emoção é importante. Eu trabalho com palestras há muitos anos e sempre afirmo que o tom de voz e a linguagem corporal tem um valor enorme. No entanto, a essência de uma palestra depende fundamentalmente das PALAVRAS. São elas que narram uma história, constroem uma ideia, explicam o que é complicado, apresentam argumentos lógicos ou fazem um apelo convincente para a ação.

Por isso, se alguém lhe diz que, ao falar em público, a linguagem corporal é mais importante do que a linguagem verbal, lembre-se de que a pessoa está interpretando mal as pesquisas da ciência do assunto, ou ainda, para se divertir um pouco, peça para que ela repita tudo o que disse só com gestos.

A linguagem pode produzir resultados mágicos. O fato de podermos transmitir ideias é o motivo pelo qual a comunicação verbal entre as pessoas é importante, pois assim se constroem e se formam nossas visões de mundo. Aliás, nossas ideias fazem de nós o que somos e quem descobre meios de transmitir suas ideias para a mente de outras pessoas é capaz de criar efeitos propagadores de consequências incalculáveis. As palavras constroem o mundo ao moldar a realidade através da comunicação, da influência sobre as emoções e pensamentos, da formação de vínculos e da capacidade humana de criar e transformar a realidade à medida que as dizemos ou pensamos. Elas têm o poder de inspirar ou destruir, tanto no âmbito pessoal quanto no social, refletindo-se nas crenças, comportamentos e no próprio funcionamento do cérebro. 

No mundo de palestras nós entendemos que não é possível empurrar conhecimento para dentro do cérebro. Ele precisa ser puxado. E para instalar uma ideia na mente de alguém, você precisa de permissão. Mas é uma viagem que palestrante e plateia fazem juntos. E no mundo das palavras, adoramos viajar na companhia de alguém ou um guia bem-informado, uma boa dose de aventura, quando não imaginativo, capaz de nos apresentar coisas que sequer sabíamos existir, nos induzindo a abrir janelas para lugares desconhecidos, nos munindo com lentes que realmente mostram coisas simples numa visão extraordinária.

Apesar de que alguns não gostam que falemos sobre isto, uma das impressões mais fortes que podemos experimentar ao ouvir uma palestra, portanto, palavras –  é a MOTIVAÇÃO. O trabalho e as palavras do palestrante põem emocionar e inundar com novas possibilidades e isso empolga. Temos vontade de ser melhores a partir daquele momento.

Você já deve ter ouvido a expressão “palavras tem poder”. Pois é, tanto no positivo quanto no negativo. A linguagem impacta o cérebro e pode fortalecer conexões positivas ou, no caso de palavras negativas, reforça crenças erradas e disfuncionais que aumentam ansiedade ou depressão. Palavras positivas podem ser um “bálsamo” e uma fonte de força, enquanto palavras negativas podem funcionar como “flechas” que ferem.  Mesmo quando expressamos discordância, é possível construirmos um ambiente de reflexão e crescimento, em vez de humilhação, ao comunicar com respeito e apresentar sugestões. Três coisas que não voltam nunca mais: Uma palavra dita, uma flecha lançada e uma oportunidade perdida. Ao usar palavras com consciência, criamos pontes que promovem bem-estar e conexão. 

As palavras são essenciais para o desenvolvimento humano, construindo o mundo interior de uma criança, desenvolvendo a autonomia emocional e a capacidade de argumentar. 

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: