Início Destaques do Dia Confira a programação completa da Flim

Confira a programação completa da Flim

Nessa edição, o evento será realizado no centro, na Travessa Jorge Amado

A 12ª edição da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) acontecerá entre os dias 8 e 12 de outubro, na Travessa Jorge Amado, entre as avenidas João Paulino Vieira Filho e Prudente de Morais. Com o tema “Entre Mundos”, a edição de 2025 terá uma programação abrangente e gratuita, voltada a todos os públicos, reunindo grandes nomes da literatura nacional e internacional, autores locais, instituições de ensino, secretarias e diversas atrações culturais.

Promovida pela Secretaria de Cultura, a Flim 2025 vai oferecer uma variedade de atividades, como, mesas literárias, oficinas, palestras, lançamentos de livros, exposições de ilustradores, estandes de editoras e livrarias, além de apresentações artísticas e espaços interativos.

A proposta do evento é refletir sobre temas contemporâneos como saúde mental, sustentabilidade, aquecimento global e a relação entre o livro físico e o digital. Também serão abordadas questões sociais e culturais como protagonismo feminino, representatividade LGBTQIAP+, literatura indígena, poesia, ancestralidade e literatura infantil.

Entre os autores confirmados estão Raphael Montes, referência na literatura policial brasileira, Mariana Salomão Carrara, Ana Guadalupe, o escritor indígena Cristino Wapichana e Pedro Salomão, conhecido por sua atuação no empreendedorismo e na literatura motivacional.

As atrações culturais incluem apresentações como o show de Estrela Leminski e Téo Ruiz, que mesclam música e poesia, e o grupo Pau de Cabinda. A literatura local também será valorizada por meio do projeto “Autores da Nossa Terra”, com a participação de escritores como Tana Moreano, Olga Agulhon, Zeca Grigoletto, Thays Pretti, Adrian Brito, Piera Schneider, entre outros.

A Flim contará com a presença de diversas instituições de ensino, por exemplo, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), que participará com o estande da Eduem e o projeto Re-existir, incluindo exibições audiovisuais, debates, saraus e mesas-redondas. O Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) e a UniCesumar também participarão da festa.

A Secretaria de Educação (Seduc) terá um espaço voltado às histórias em quadrinhos; a Secretaria da Criança (Secriança) organizará concursos e atividades lúdicas; já as secretarias de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc) e de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher) realizarão ações como quiz, mural de poesias e sessões de mini cinema. A Secretaria de Cultura também marcará presença com o estande das bibliotecas municipais e uma programação especial voltada ao incentivo à leitura.

PROGRAMAÇÃO

A programação tem início na quarta-feira, com visitações do autor Flávio Colombini em escolas municipais, além de atividades com Lavínia Rocha, Jhon Conceito, Tino Freitas e Matheus Peleteiro. À noite, o grupo Pau de Cabinda se apresenta às 19h, seguido do show de Estrela Leminski e Téo Ruiz, às 20h.

Na quinta-feira, acontecem encontros com as autoras Piera Schneider e Thays Pretti, às 10h, seguidos por apresentações do coletivo Irmãs de Palavra, Ana Guadalupe e Mariana Carrara à noite, encerrando com a participação de Raphael Montes.

No dia 10 de outubro, a programação inclui nomes como Zeca Grigoletto, Dinha, Jeovanna Vieira, Rafael Calça, Lúcia Hiratsuka, Lua Lamberti, Apêagá, Mayara Blasi, Cilene Resende e Layse Moraes, com destaque para as reapresentações de Lúcia Hiratsuka e Rafael Calça às 19h, e o retorno de Jeovanna Vieira às 20h.

No sábado, os destaques são João Silvério Trevisan às 15h, Karen Debértolis e Pedro Lucas Moro às 18h, seguidos por Cristino Wapichana às 19h e Renato Forin Jr. às 20h. No domingo, encerrando a Flim, se apresentam Gaetano Buompane às 11h, Carolina Britto e Hada Maller às 15h, além de três sessões com Pedro Salomão, às 14h, 15h e 19h.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: