
Maringá foi reconhecida como a terceira cidade mais inovadora e tecnológica do Brasil entre municípios de 100 a 500 mil habitantes no Anciti Awards 2025, promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti).
A cerimônia ocorreu na última terça, em Campinas (SP), e reuniu representantes da Prefeitura de Maringá, por meio da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech) e do Instituto de Projetos Avançados para Cidades, Tecnologia e Administração (InPacta). O prêmio destaca iniciativas de modernização da gestão pública e reconhece municípios que se destacam pela adoção de soluções tecnológicas aplicadas aos serviços oferecidos à população. Com o reconhecimento, Maringá passa a integrar oficialmente o quadro de cidades associadas da Anciti e foi anunciada como uma das sedes do evento em 2026.
Entre os projetos que contribuíram para a classificação do município estão o edital de chamamento de soluções inovadoras e tecnológicas e o Hackathon Municipal, que estimulam a criação e o teste de soluções Govtech voltadas à melhoria dos serviços públicos.
A diretora-presidente da Amtech, Patrícia Saugo, destacou que a premiação consolida Maringá como cidade inteligente e reforça o compromisso da gestão em utilizar inovação como ferramenta estratégica para aprimorar a qualidade de vida da população, tornando os serviços municipais mais eficientes, acessíveis e alinhados às demandas da comunidade.
EVENTO
O deputado federal Ricardo Barros anunciou, nesta terça-feira (18), que Maringá será sede da etapa Regional Sul do Smart Gov, evento promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI).
O Smart Gov é considerado um dos principais fóruns brasileiros sobre governo digital, cidades inteligentes e transformação tecnológica na administração pública.
Da Redação
Foto – Reprodução
