Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

HOMENAGEM

Justa homenagem prestada ontem à noite para uma das maiores e mais discretas personalidades de Maringá, o pastor evangélico Nilton Tuller. Recebeu uma honraria conferida a poucos, a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho.

CURRÍCULO

Tuller também foi vereador mais votado, é cantor, compositor com músicas evangélicas – sua música Vaso Novo foi gravada em 30 idiomas – que rodam o mundo, escritor (12 livros), Cidadão Benemérito de Maringá, Cidadão Honorário do Paraná e recebeu Prêmio de Destaque Nacional da Frente Parlamentar Evangélica da Câmara Federal.

TRABALHO

É pioneiro no combate às drogas no Brasil – o Molivi que fundou em Maringá já tem mais de 50 anos e nele foram recuperadas mais de 7 mil pessoas, inclusive 127 se tornaram pastores evangélicos. Em palestras já esteve em mais de 30 países, quatro vezes somente em Israel.

CORAGEM

Cerca de 40 anos atrás, o pastor Nilton mostrou outra habilidade: exímio piloto de fuga. Durante sequestro em uma casa cercada pela polícia na Vila Operária, ofereceu-se e trocou de lugar com uma família refém. Só de cuecas e descalço pilotou o carro de fuga em alta velocidade. Mesmo perseguido, desapareceu na região e foi encontrado ileso, horas depois, mas os bandidos sumiram.

TRANSTORNADOS

O noticiário regional registra ideias fixas que são de matar. Em João Pessoa (PB) um jovem com problemas mentais, cujo sonho desde a infância era domar leões, entrou no recinto de uma leoa e foi morto por ela.

ESCALADOR

Em Umuarama, o sujeito escalou até o topo uma torre metálica com 50 metros de altura. Foi baixado pelos bombeiros. Uma hora depois, repetição de ocorrência: a mesma torre, o mesmo sujeito encarapitado na ponta. Dessa vez tomou uma dura da polícia e concordou com internamento.

PREPARAÇÃO

Reunião regional do União Brasil realizada sexta-feira no Hotel Deville com a presença do senador Sérgio Moro. Encontro de início de planejamento para a próxima eleição. Moro para o governo do Estado e Cristina Graeml para o Senado.

PADRES & PARÓQUIAS

O Arcebispo Metropolitano de Maringá, Dom Frei Severino Clasen está promovendo as trocas de padres em toda a região. Vamos ter muitas missas chorosas até fevereiro próximo, quando as mudanças serão realizadas.

TROCAÇÃO

O padre Ivaldir Camaroti dos Reis, vem de Paiçandu para a reitoria do Seminário de Maringá; o atual reitor e padre da Paróquia Nossa Senhora, Donizeti Aparecido Pugin Souza, vai para Paiçandu. Oriundo de BH o padre Renato Quezini assume como vigário da Paróquia e Santuário Santa Rita de Cássia, em Maringá.

MAIS

Da Santa Rita o padre Anderson Schulter de Souza assumirá a Paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier. O padre José Aparecido Pereira, do clero da Diocese de Apucarana, será colaborador na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Sarandi.

NOVOS

Os seminaristas recém-formados em Teologia serão ordenados diáconos e irão colaborar nas seguintes paróquias: Guilherme Monteiro de Moura, na Paróquia Santa Isabel de Portugal; e Rafael Alves Sperandio Brandão Rocha, na Paróquia

TIROTEIO EM FAMÍLIA

Da série de barbaridades violentas: em Eusébio (CE), um casal de PMs brigou dentro do carro da família. Ambos atiraram, a mulher – baleada duas vezes – morreu e o marido está internado. E os três filhos já perderam a mãe.

MAIS EXPLICAÇÕES

Envolvido em uma investigação da Polícia Federal, Carlos Augusto Ferreira (atual secretário da Fazenda da Prefeitura de Maringá) vai prestar mais esclarecimentos sobre sua inocência à imprensa na próxima segunda-feira. O caso não envolve a prefeitura, nem o cargo em que atua.

INTERLOCUTOR

O Bispo de Jundiaí, dom Arnaldo Carvalheiro Neto, será pelos próximos três anos o responsável por conversar com a comunidade LGBT+ no Brasil. A nomeação foi feita pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em documento datado do dia 17 de outubro.

APROXIMAÇÃO

Presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Toni Reis, viu a nomeação como “um sopro da atualização da Igreja”. Dom Arnaldo será o orientador das ações da Rede Nacional de Grupos Católicos que há mais de 15 anos congrega grupos LGBT+ de várias regiões do país.

PAPA

O interlocutor escolhido acredita que pode ajudar os fiéis dessas comunidades a estarem próximos de Deus, “em um espaço de escuta, discernimento e de comunhão, em que serão acompanhados sem ideologias ou reducionismos”. E o papa Leão XIV já deixou claro que a comunidade LGBT+ é bem-vinda à Igreja,

EXEMPLAR

Sob a gestão responsável e inovadora de Alexandre Curi, pelo segundo ano consecutivo a Assembleia Legislativa do Paraná conquistou o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública.  

QUALIFICATIVOS

É considerada uma instituição 100% transparente, comprometida com a divulgação clara, acessível e responsável de todas as suas ações, decisões e gastos públicos. O índice de transparência da Alep foi certificado em 100% — um avanço em relação a 2024, quando havia atingido 95,32%. 

COMPARTILHE: