28.07.2010 |
Said Ferreira será homenageado ao dar nome ao HU |
Na última segunda-feira, a superintendência do Hospital Universitário Regional de Maringá entregou ao reitor Décio Sperandio, ofício solicitando que o Hospital Universitário (HU) passe a ser denominado Doutor Said Felício Ferreira, em homenagem ao ex-prefeito falecido no último dia quatro.
No documento, assinado pelo superintendente José Carlos Amador e pela chefe do Departamento de Medicina, Ana Maria Silveira Machado de Moraes, tanto a direção do hospital quanto a chefia do departamento lembram que Said Ferreira foi o responsável, junto com ex-reitores e os órgãos colegiados da Universidade Estadual de Maringá (UEM), pela implantação do HU e pela criação, em 1988, dos cursos de Odontologia e Medicina.
O documento lembra que a criação dos dois cursos fez com que a saúde pública do município fosse profundamente favorecida.
Ainda conforme o ofício, o HU, que entrou em funcionamento no dia 20 de janeiro de 1989, e que no início era apenas um Pronto-Socorro, atendendo somente casos de emergência, cresceu e se estruturou, passando a oferecer apoio à assistência à saúde de Maringá e região.
Os proponentes da homenagem também assinalam que o ex-prefeito teve uma atuação primordial para a criação e consolidação dos dois cursos, não poupando esforços, como deputado estadual, entre 1991 e 1992, ao propor diversas emendas ao orçamento da União para o repasse de verba para o hospital e para a Clínica Odontológica.
Ao término do ofício, os signatários do documento atribuem a Said Ferreira, em razão das inúmeras ações e medidas tomadas em prol da UEM, “uma visão futurista, de justiça, de inteligência, de sensibilidade e de imensa vontade política de um grande homem público”.
Para Sperandio, a solicitação conta com o apoio incondicional da Reitoria, que entende que a homenagem “é extremamente justa, pela contribuição relevante que Said Ferreira propiciou à área de saúde da Universidade”.
O reitor pedirá a abertura de processo e dará início à tramitação do pedido, encaminhando-o, posteriormente, ao Conselho Universitário (COU) para apreciação.
SAID FERREIRA
Said Ferreira nasceu no dia 10 de novembro de 1933, em Dois Córregos (SP), em 1957 formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, e na vida acadêmica, fundou o Centro de Debates Científico-Culturais “Vítor do Amaral”, tendo participado de duas diretorias da Fundação Casa do Estudante Universitário, em Curitiba.
Profissionalmente, iniciou sua atividade em Atalaia, exercendo a profissão durante 25 anos, chegou à Cidade nos anos 60, fundou o Hospital e Maternidade São Marcos, em Maringá, e a Maternidade Curitiba.
O envolvimento do médico com a política local começou em 1964, quando foi candidato a vereador, não conseguindo se eleger. Em 1976, foi candidato a prefeito e acabou como o terceiro mais votado.
Said Felício Ferreira foi prefeito de Maringá por dois mandatos, de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996. Com 10 anos de mandato, Said Ferreira foi o prefeito que ficou mais tempo no cargo na Cidade.
O ex-prefeito foi deputado federal, de 1991 a 1992, presidente da Sociedade Médica de Maringá em 1965, criou a Escola de Atendente de Enfermagem Carlos Chagas e ultimamente se dedicava às atividades no Hospital São Marcos, onde era diretor.
Quando prefeito investiu pesado em saneamento e habitação, priorizando obras de infraestrutura, tendo construído a nova adutora de água e três estações de tratamento, e pavimentação.
O ex-prefeito construiu cerca de 4 mil casas, finalizou o processo de desfavelamento da Cidade iniciado pelo saudoso João Paulino Vieira Filho, instalando diversos centros comunitários, conjuntos de casas populares, entre elas a conclusão do Conjunto Santa Felicidade e a construção do Conjunto Requião.
Said Ferreira ajudou a implantar os cursos de Medicina e Odontologia na Universidade Estadual de Maringá (UEM), ampliou o Hospital Universitário, além de quatro mini-hospitais, 15 postos de saúde, o prédio da Secretaria de Saúde, 20 escolas estaduais e municipais, a criação do Cefet, Ciretran, Urbamar, Bolsa de Cereais e deu início ao Novo Centro, incluindo a construção do túnel Linner, que escoa as águas para o Parque do Ingá.
O ex-prefeito ainda foi responsável pela duplicação da avenida Colombo, o Teatro Calil Haddad, o Aeroporto Regional, a nova Estação Rodoviária, o Parque Alfredo Nyffeler, o Contorno Sul, Ceasa, Penitenciária Estadual, o Paço Municipal, a duplicação das vias do entorno do Parque Ingá, inclusive uma pista de caminhadas, além da criação da maioria dos parques industriais de Maringá e urbanização de praças.
Said Ferreira começou sua carreira política na Arena, transferiu-se para o PMDB, tendo passado também pelo PCdoB e finalmente chegou ao PV, por cujo partido foi candidato a deputado estadual.
Danyani Rafaella
Foto: ASC/UEM |
|