Início Maringá Mostra Pé Na Rua leva apresentações para parques e feiras de Maringá

Mostra Pé Na Rua leva apresentações para parques e feiras de Maringá

A Companhia Pedras Teatro e Circo, com incentivo do Prêmio Aniceto Matti, vai promover a 8a Edição da Mostra Pé Na Rua. As apresentações teatrais, encontros e ações começam neste sábado, 13, e vão até dia 19 de novembro. São sete espetáculos, oito oficinas, intervenções urbanas, além do cortejo de abertura e encerramento. As atrações serão descentralizadas, em feiras livres, parques e pontos da Avenida Brasil.

“O objetivo é chegar a públicos diferentes daqueles que já frequentam os espaços culturais. Este ano estarão em cena grupos de Maringá, Londrina, Cascavel, São Paulo e Passo Fundo / RS. Todos se apresentam e também ministram oficinas. Democratizar o acesso às artes sempre foi uma premissa da artista, que a cada ano escolhe locais diferentes nos bairros para levar as atrações”, disse Iara Ribeiro, fundadora da Cia Pedras.

Segundo ela, a proposta é realizar um evento feito por artistas que pensam no espaço público como veículo para sua arte, seja ela teatro, circo, música, dança, poesia ou outros, propondo discussões e reflexões sobre temas diversos. A Mostra Pé na Rua foi criada em 2011 e teve várias edições realizadas de forma independente, sem editais públicos.

“Por conta da pandemia, em 2020 a mostra não aconteceu, mas agora, com todos os cuidados e respeitando os protocolos de segurança, a mostra volta a encontrar o público. Recomeçar de novo é sempre algo surpreendente. Estamos com saudades das expressões das pessoas, do carinho, da junção e cores e sentimentos”, comemorou Iara.

AÇÕES

A primeira ação da mostra é o tradicional cortejo de abertura com artistas da Cidade, que se reúnem vestidos de personagens e pernas de pau. Será no sábado a partir das nove horas, saindo da Avenida Brasil em direção à Feira do Produtor, no Estádio Willie Davids. Lá, às 10 horas, o palhaço Tico Bonito (Cascavel) apresenta “Licença preu passar”. No domingo,dia 14, tem o Núcleo Sem Drama (São Paulo / SP) apresentando “A menina que não sabia brincar”. Atração vai acontecer na feira livre do jardim Indaiá às 10 horas.

Segunda-feira, 15, o grupo Ritornelo (Passo Fundo/RS) mostra a “Faixa de graça” às 18h30 no distrito de Iguatemi. Ainda no feriado, pela manhã, 10 horas, tem Intervenção urbana Quadros vivos em pontos da Avenida Brasil. Terça-feira, 16 de novembro, a palhaça Incrível Teimosa, de Londrina, apresenta “Que festa é essa, criatura?” na feira do Borba Gato. O grupo ‘Exército contra nada’ vem de São Paulo para fazer “El General” na feira do Conjunto Sanenge, às 18h30.

Por fim, na quinta-feira. 18. tem espetáculo Corda Bamba com a Cia Pedras Teatro Circo, também às 18h30 na Feira de Orgânicos (Zona 2, em frente ao Instituto de Educação); e na sexta, no mesmo horário, a companhia apresenta o espetáculo Os Invisíveis na Feira Verde (Centro Comunitário do Jd. Alvorada). O encerramento será com a Banda Revell, Haus of X e Dança para Dois, a partir das 15 horas, no Parque Alfredo Nyffeler.

SERVIÇO

Em casos de chuva os espetáculos são automaticamente transferidos para a sede da Cia Pedras, onde também acontecem as oficinas no período da tarde. Fica na Rua Vitória, nº 1202. As inscrições podem ser feitas pelo whatsapp (44) 9 9116-2498. O número de vagas é limitado e o site com todas as informações é o ciapedrasteatroecirco.com.br.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: