Início Colunistas Uma vida de objetivos – O sucesso é ser feliz

Uma vida de objetivos – O sucesso é ser feliz

O sucesso para ser verdadeiro precisa ter um senso permanente de propósito. De outra forma, embora se possa vegetar com sucesso, não se pode viver com sucesso. É onde conhecemos ricos que tem apenas dinheiro, apenas. O sucesso que para uns é ganhar fama, para outros é conseguir levantar da cama e caminhar até o jardim.

Uma jovem dançarina de 24 anos saltou no cais da pitoresca cidadezinha na tentativa de cometer suicídio. Como mais tarde ela mesmo admitiu: “estava cansada de viver”. Um rapaz viu-a saltar do cais e se atirou na água. Esquecendo-se  de que não sabia nadar, tirou o casaco e pulou no cais atrás da jovem, numa tentativa cega de salvar a vida de um ser humano.

Começou a se debater na água e estava seriamente arriscado a se afogar, quando a jovem dançarina, esquecendo por um momento do próprio desespero, começou a nadar lentamente na direção dele. Como o rapaz engolia muita água e arquejava procurando respirar, a jovem o agarrou com firmeza e o puxou em segurança até a praia. Em vez de acabar com a própria vida, a jovem havia salvado a vida de outra pessoa. Naquele momento crucial em que viu o rapaz lutando pela vida, subitamente sua vida ganhou algo que antes havia sentido falta: PROPÓSITO, OBJETIVOS.

E assim, o que se afogou nas águas sob o cais foi apenas o seu desespero e não seu espírito. Ela aprendeu num relance dramático a diferença entre não ter nada por que viver e algo pelo que viver. Nem todos nós temos a oportunidade de encontros tão decisivos com o objetivo ou com a ausência dele. Mas todos nós conhecemos momentos em que a vida nos pareceu de repente vibrante e intensa, porque sentíamos que caminhávamos para algum lugar e em outros momentos conhecemos a ARIDEZ DA VIDA que nos pareceu o cavalete no final da estrada que diz: SEM SAÍDA.

Eu te pergunto sobre A QUESTÃO DE SER SUCESSO. Vamos lá.  Existem dois critérios principais de sucesso. 1. Os outros acham que você é um sucesso? 2. Você também pensa assim? Esses dois critérios estão associados entre si como o canudinho está associado ao sorvete. Se você deseja apreciar plenamente um sorvete, É BOM TER OS DOIS. Mas, se é apenas para ter um deles, certamente é muito melhor ter o sorvete do que apenas o canudinho, porque este sozinho não serve para nada. E também não serve para nada e é muito fútil ter o mundo todo achando que você é um sucesso se não é essa a ideia que faz de si mesmo. O SORVETE DO SUCESSO é o conhecimento interior que você possui dele. Se isto acontece, não precisa necessariamente do reconhecimento do mundo exterior. Os mais sensatos entre nós concluem que se o sucesso pessoal existe, ele só pode estar no interior de cada um de nós.

Uma das coisas que mais impressionou o mundo acerca disso foi MAHATMA GHANDI. A fotografia publicada de todos os seus bens materiais na época em que morreu: um par de óculos, um par de sandálias, alguns trajes simples, uma roda de fiar e um livro. Embora o mundo soubesse que por aqui havia passado um dos homens mais famosos do mundo.

E também não estamos aqui falando que para ter sucesso é preciso  se despojar da riqueza e coisa afins… em absoluto, não é isso. Existiram grandes seres humanos, verdadeiros sucessos, que tinham um cadastro de riqueza de fazer inveja. Mas foram pessoas que sabiam que o sucesso externo é EFÊMERO, isto é, PASSAGEIRO.

O maior sucesso É, sem dúvida nenhuma, estar de bem consigo mesmo e com a vida. Sim, o sucesso é ser feliz.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: