Início Colunistas Mentalidade de crescimento: redefina os seus limites com uma nova visão de...

Mentalidade de crescimento: redefina os seus limites com uma nova visão de si mesmo

Como você se enxerga? Qual a opinião que você tem a respeito de você mesmo/a? Você já considerou que sua autoimagem pode ser a chave para desbloquear seu verdadeiro potencial? A maneira como nos enxergamos molda nossas ações, decisões e, inevitavelmente, nossa história.

Se acreditamos ser incapazes, limitados ou definidos por nossas circunstâncias, agimos dentro de uma caixa invisível de possibilidades. Por outro lado, se reconhecemos nossa capacidade de crescimento e aprendizado, as fronteiras se expandem, e o mundo se abre a nós.

Imagine por um momento a vida de alguém que cresceu ouvindo que nunca seria bom o suficiente, que seus sonhos eram demasiado grandes para sua realidade… Imagine uma pessoa que cresceu ouvindo que nunca seria uma boa esposa, um bom pai… Como acha que será a imagem dessas pessoas?

Essa pessoa pode ver suas aspirações como inalcançáveis, suas habilidades como imutáveis e, por fim, deixar de lutar pelo que realmente deseja.

A opinião que temos sobre nós mesmos atua como uma lente através da qual vemos nossas vidas. Se essa lente é embaçada pela dúvida e pelo medo, nossa visão do que é possível se torna limitada. Mas, ao limpar essa lente com a crença em nosso potencial, passamos a enxergar oportunidades onde antes víamos obstáculos.

Essa transformação não acontece da noite para o dia.

É um processo que exige conscientização e esforço contínuo. Começa com o reconhecimento de que as qualidades podem ser cultivadas. Isso significa que, independentemente de onde começamos, temos a capacidade de aprender mais, de nos tornarmos mais habilidosos e de superar as expectativas que nos foram impostas.

Não estamos fadados a repetir os padrões ou limitações de nossas famílias ou das pessoas que nos cercam. Somos capazes de traçar nosso próprio caminho, de construir uma nova história para nós mesmos e, por extensão, para aqueles ao nosso redor.

Adotar uma mentalidade de crescimento significa abraçar desafios como oportunidades de aprendizado. Significa entender que o fracasso não é uma declaração definitiva sobre nossas capacidades, mas sim um degrau no processo de desenvolvimento. É saber que o esforço e a persistência são os verdadeiros motores da mudança.

Quando começamos a aplicar esse modo de pensar em nossa vida, as mudanças se manifestam em todas as áreas.

No trabalho, tornamo-nos mais dispostos a buscar novas habilidades e aceitar as críticas que podem nos fazer crescer. Nas relações pessoais, aprendemos a valorizar mais as conexões do que a busca por validação, por gente que só concorda conosco. Na nossa jornada pessoal, encontramos uma resiliência que desconhecíamos.

Então, como começar essa transformação? Primeiro, preste atenção na linguagem que você usa consigo mesmo. Evite se rotular; seja generoso/a com você. Questione as ideias limitantes e declare que você é capaz, que você pode aprender, que você pode superar as crenças limitantes.

Em vez de dizer “eu não sou bom nisso”, experimente “eu ainda não sou bom nisso, mas posso aprender”. Essa simples mudança de perspectiva abre a porta para o desenvolvimento contínuo.

Além disso, celebre seus esforços, não apenas seus resultados. Cada passo em direção ao seu objetivo, não importa quão pequeno, é uma vitória. Reconheça e valorize o processo de aprendizado.

Por fim, rodeie-se de pessoas que apoiam e incentivam seu crescimento. Tem gente que só nos puxa pra baixo. Fuja dessas influências.

A jornada rumo ao auto aperfeiçoamento é infinitamente mais rica e gratificante quando compartilhada com outros que também valorizam a evolução pessoal. Essas relações servem não apenas como um sistema de apoio, mas também como um espelho que reflete o progresso que talvez não vejamos em nós mesmos.

O importante é entender que a mentalidade de crescimento não é uma solução mágica que irá resolver todos os seus problemas de imediato. Mas é sim uma mudança fundamental na forma como você olha para si mesmo/a, para os desafios que enfrenta e em sua capacidade de superar os obstáculos.

Ronaldo Nezo
Comunicador Social
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras |  Doutor em Educação

Visite meu blog: 
http://blogdoronaldo.wordpress.com

Siga-me no instragram: 
http://instagram.com/ronaldonezo

COMPARTILHE: