Início Destaques do Dia Maringá é a segunda do Paraná que mais contratou aprendizes

Maringá é a segunda do Paraná que mais contratou aprendizes

Sine/Agência do trabalhador disponibiliza mais de 200 vagas.Foto ARI DIAS/AEN

A quantia de aprendizes contratados no Estado passou de 29.083 em 2018 para 34.183 em 2022, considerado um aumento de 17,5% em cinco anos. Os números estão na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho, levantados e organizados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Maringá é a segunda cidade do Paraná que mais contratou nesta modalidade em 2022, sendo 1.819 vagas. Curitiba é a que liderou, com 8.587. Já Londrina apareceu com 1.703, Cascavel 1.598 e São José dos Pinhais 1.455.

Em 2022, o setor que mais admitiu aprendizes foi a Indústria, com 11.503 contratações. Na sequência vem o Comércio com 9.461. Com 3.707 admissões, a Administração Pública também teve uma participação expressiva no crescimento. O segmento de Informação, Comunicação e Atividades Financeiras teve 3.445 novos aprendizes.

A contratação de aprendizes é baseada na lei federal da aprendizagem e funciona perante uma lógica diferente da CLT, com foco nos jovens entre 14 e 24 anos. Ao longo do contrato eles participam de cursos profissionalizantes, alinhando teoria e prática no ambiente de trabalho. Essa formação quer prepará-los para assumir posições qualificadas no futuro, contribuindo para a empregabilidade e inserção produtiva na sociedade.

As jornadas de trabalho são reduzidas para que sejam compatíveis com o período de estudos do jovem, de quatro a seis horas diárias. As empresas que adotam esse modelo são obrigadas a designar entre 5% e 15% das vagas para aprendizes, estimulando a inclusão da faixa etária no mercado de trabalho.

Além disso, o crescimento dos contratos de aprendizes segue uma tendência geral do aquecimento do mercado de trabalho para jovens no Estado. Em fevereiro, o Paraná liderou a geração de empregos para pessoas entre 18 e 29 anos, no Sul do Brasil, com a criação de 15.668 novas vagas de emprego com carteira assinada.

Segundo o presidente do Ipardes, Jorge Callado, o aumento das contratações revela a preocupação do poder público e da iniciativa privada em viabilizar oportunidades de capacitação e inserção do jovem no mercado de trabalho. “Este crescimento reflete não apenas uma ampliação das oportunidades de emprego, mas também o estímulo maior à formação de novos talentos, para que haja cada vez mais profissionais capacitados para as os diversos segmentos econômicos.”

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: