Início Destaques do Dia Maringá é a 12ª cidade mais inovadora e sustentável

Maringá é a 12ª cidade mais inovadora e sustentável

Maringá, 27 de julho de 2023 - Avenida Getúlio Vargas, em Maringá, cidade da região Norte Central do Paraná.

Maringá é a 12ª cidade brasileira mais inovadora e sustentável, com nota 6,34, segundo o ranking da consultoria Bright Cities. Curitiba é a melhor avaliada, com nota média de 6,38. A Capital ficou na 9ª posição entre os municípios brasileiros acima de 100 mil habitantes. Já Londrina surge como 22ª, com avaliação média de 6,21.

Outras cidades também estão entre as 100 mais inovadoras e sustentáveis do Brasil, como Umuarama (23ª), Pinhais (40ª), Cascavel (41ª), Toledo (54ª), Foz do Iguaçu (77ª), Arapongas (83ª) e Campo Largo (94ª).

Entre os municípios do Sul do Brasil, Curitiba e Maringá ocupam a liderança e a vice-liderança regional, enquanto Londrina está em 5º lugar, atrás de Erechim, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, em Santa Catarina.

Além disso, pelo segundo ano seguido o Paraná foi considerado como o Estado mais inovador e sustentável do Brasil pelo ranking. O estudo está na 2ª edição e leva em conta a média dos indicadores das três maiores cidades de cada unidade federativa. A partir dessa metodologia, a plataforma atribuiu ao Paraná nota 6,31 em uma avaliação que varia entre 4,5 e 6,49. São Paulo foi o vice-líder, com nota 6,17. Na sequência vem Santa Catarina, com 5,95.

O ranking leva em consideração indicadores usados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para guiar melhores práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo. A ideia da pesquisa é observar como os estados e os municípios têm trabalhado para impactar o bem-estar dos habitantes, o meio ambiente e quais são as possíveis melhorias que existem.

Em missão internacional à Índia, onde tem como foco a busca por soluções tecnológicas inovadoras, o governador Carlos Massa Ratinho Junior celebrou o resultado. “Nos últimos anos, o Paraná se tornou uma referência nacional e internacional em desenvolvimento sustentável, demonstrando que é possível aliar altos índices de produtividade no agronegócio e na indústria com a preservação do meio ambiente.”

Segundo a consultoria, o reconhecimento ao Paraná reflete os esforços conjuntos do setor público e da iniciativa privada em promover ações que estimulam a inovação e a sustentabilidade em todos os níveis. Entre estas atitudes que levaram ao resultado, o Bright Cities revela investimentos em energias renováveis, o fomento à inovação tecnológica, o incentivo ao empreendedorismo e à criação de startups.

BRIGHT CITIES 

Com uma metodologia inovadora com base na análise de dados, a Bright Cities é uma plataforma online que diagnostica a eficácia das cidades e estados e revela as melhores soluções para melhorá-la, tornando-a mais inteligente todos os dias. A partir de uma base de dados e centenas de indicadores reconhecidos por entidades internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Internacional de Normalização (ISO), a ferramenta define rankings comparativos e traça contextos regionais.

Os diagnósticos consideram o desempenho em 10 áreas prioritárias: governança, tecnologia e inovação, saúde, segurança pública, energia, meio ambiente, mobilidade, urbanismo, educação e empreendedorismo. A atitude tem patrocínio do Itaú Unibanco e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).



Da Redação

COMPARTILHE: