Início Maringá Cidade participa da Marcha Nacional pelo Parto Humanizado

Cidade participa da Marcha Nacional pelo Parto Humanizado

Maringá vai participar da Marcha Nacional Pelo Parto Humanizado neste domingo (21), na praça do Teatro Reviver Magó. Mães, pais e crianças, doulas, parteiras e enfermeiras obstétricas vão se reunir, com o objetivo de conscientizar a comunidade de que há outras opções além da cesárea.

A expectativa é de que com o apoio da sociedade exista uma redução da quantia de cirurgias cesarianas feitas sem necessidade. Conforme dados do Ministério de Saúde, a cirurgia já representa 52% dos partos no Brasil, considerado um índice bem superior aos 15% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dessa forma, a marcha reivindica que a mulher tenha o direito de escolher como, com quem e onde deve parir. Além disso, também fortalece o cumprimento da Lei 11.108, de abril de 2005, que garante que a mulher tenha preservado o direito ao acompanhante que ela desejar na sala de parto, inclusive da doula.

A ação também busca outras garantias, como a de uma gestante de baixo risco ter o direito de optar por um parto domiciliar planejado e seguro, com equipe médica em retaguarda caso necessite ou deseje assistência hospitalar ao longo do trabalho de parto.

EXAMES

O projeto de lei 16.802/2023 de autoria do vereador Cristian Maia Maninho, mudando a lei 6.503/2004, que dispõe a respeito da realização gratuita do exame de ultrassonografia obstétrica em gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) foi aprovado em primeira discussão ontem.

Assim, a proposta determina que o Poder Executivo assegurará a realização gratuita dos seguintes exames às gestantes usuárias do SUS: ecocardiograma fetal no pré-natal da gestante e ultrassonografia transvaginal durante o primeiro quadrimestre da gestação, com a realização de pelo menos dois exames. Caso seja detectada qualquer mudança que coloque em risco a gestação, o médico encaminhará a gestante para tratamento médico correto, com o intuito de salvaguardar a vida.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: