Início Maringá Cidade participa do mutirão Meu Nome, Meu Direito

Cidade participa do mutirão Meu Nome, Meu Direito

Maringá participa hoje do mutirão “Meu Nome, Meu Direito”, uma ação da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) para pessoas que desejam fazer a retificação de prenome e gênero. A ação na Cidade será das 13h às 17h, na sede da Defensoria Pública, situada na avenida Tiradentes, 1.289, Zona 4.

O mutirão dará orientação jurídica gratuita, como todos os atendimentos da DPE-PR para que mulheres travestis e transexuais, homens transexuais e pessoas não binárias com 18 anos ou mais façam a retificação de prenome e gênero diretamente nos cartórios de registro civil.

Nos atendimentos haverá orientações de quais documentos são necessários para o processo de retificação e o passo a passo de cada etapa. O mutirão é organizado pelos Núcleos de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) e da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH) em parceria com a Ouvidoria da DPE-PR.

Embora a retificação de prenome e gênero de forma extrajudicial (sem que seja preciso entrar com ação na Justiça) só possa ser feita por pessoas a partir de 18 anos, adolescentes que queiram ter orientação jurídica a respeito do tema podem comparecer aos mutirões, desde que acompanhados de um responsável legal.

Para ser atendido, basta levar RG, número do CPF e um comprovante de endereço. Nos mutirões não haverá limitação de senhas e o atendimento é por ordem de chegada.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: